terça-feira, 23 de abril de 2013

A Igreja - I PARTE - 1/2.

1) - “E  rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós” 1 Tessalonicenses 5.12,13.

2) - “Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca” – Provérbios 19.2.

3) - “Porque isto é bom e agradável diante de D’us, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” 1 Timóteo 2.3,4.

4) - “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,” – Hebreus 10.26.

5) - “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro” – 2 Pedro 2.20.

6) - “Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que d’Ele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” – 2 Pedro 3.14-18.

Estudo – Parte 1

A IGREJA

Este ESTUDO tratará de um assunto desconhecido pela maioria das pessoas : A IGREJA.

Você conhecerá o que é a IGREJA.

Se você é um filho de D’us e não sabe distinguir a IGREJA em relação aos membros do Corpo de Cristo, saiba que a partir de agora descobrirá.

QUEM SÃO OS FILHOS DE D’US?
As Escrituras Sagradas nos responde:

“Porque todos sois filhos de D’us pela fé em Cristo Jesus;”(Gálatas 3.26 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

O Apóstolo Paulo aqui, direciona esta Verdade, aos crentes(IGREJA) de uma região denominada de Galácia.

No contexto dessa verdade, importa-nos sabermos definir à Luz da Palavra de D’us, o significado de “filho de D’us”.

Atentemos pois para 02(duas) situações:
  • Filhos de D’us – segundo a condição de “Raça Humana”, no contexto da Gênesis(criação):
  1. São todos os Homens(a humanidade), desde Adão o primeiro homem(denominado varão) e Eva, a primeira mulher(denominada varoa), indistintamente de nação(povos), raça(etnia racial), credo religioso ou político, dentre outros fatores. Filhos porque Élohim - o D’us Criador, criou a todos, ou seja, concedeu existência a eles.


  • Filhos de D’us – segundo o sentido bíblico:

O homem tem o poder(o direito), de tornar-se “filho de D’us” somente se crer no Há Shem(em o nome) de Yeshua(Jesus Cristo). Quando ele o recebe, nasce de novo e é feito filho de D’us.

Vejamos isso, à Luz da Palavra de D’us:

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de D’us: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de D’us.” - (Jo 1.12,13 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).



É importante notar que João nunca emprega o substantivo "fé" (gr. pistis). Entretanto, emprega o verbo "crer" (gr. pisteuo) 98 vezes. Para João, a fé salvífica é, pois, uma atividade; algo que as pessoas realizam. A verdadeira fé não é crer e confiar de modo estático em Jesus e na sua obra redentora, mas uma dedicação amorosa e abnegada que continuamente nos aproxima Ele como Senhor e Salvador (cf. Hb 7.25) - ”Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a D’us, vivendo sempre para interceder por eles.”. (®NOTA TEOLÓGICA – Bíblia de Estudo Pentecostal: João Ferreira de Almeida(RC) Ed. 1995 – CPAD).

E ainda:

Este versículo retrata claramente como a fé salvífica é tanto um ato instantâneo como uma atitude da vida inteira. (1) Para alguém se tornar filho de D’us, deve "receber" (gr. elabon, de lambano) a Cristo. O tempo pretérito do aoristo aqui denota um ato definido de fé. (2) Após este ato de fé, de receber a Cristo como Salvador, deve haver da parte do pecador uma ação contínua de crer. O verbo "crer" (gr. pisteuosin, de pisteuo) é um particípio presente ativo, indicando a necessidade da perseverança no crer. A fé genuína precisa continuar após o ato inicial da pessoa aceitar a Cristo para que ela seja salva. "Aquele que perseverar até ao fim será salvo" (Mt 10.22b; 24.13). ®NOTA TEOLÓGICA – Bíblia de Estudo Pentecostal: João Ferreira de Almeida(RC) Ed. 1995 – CPAD.
  • “Também lhes darei na minha casa e dentro dos  meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.”(Isaías 56.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD)Ver         Ap 2.17(Base Bíblica): “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” – (J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de D’us. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele.” ( 1 João 3.1 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de D’us?”(1 João 5.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).
Portanto temos aqui, à Luz da Palavra de D’us, uma grande e poderosa Revelação”: nem todas as pessoas são “filhos de D’us” no sentido bíblico.

Não seja-vos o caso, se acaso alguns de vós ainda não o sejam, de ficardes surpresos(o de  não serdes filhos de D’us para salvação em Yeshua – Jesus Cristo).     

  • “Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.”(Hebreus 12:8 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).


  • “Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.”(Romanos 9:27 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).
Embora ao longo de toda a história e a partir do século III depois de Cristo (d.C.), a IGREJA, no seu aspecto primitivo, começou a ser contaminada, culminando nos dias atuais , numa verdadeira confusão, (a da divisão – ou seja, confusão da divisão), chegando-se ao ápice do envolvimento com o mundo (aos que não estão familiarizados com o termo mundo, do lado negativo, ele diz respeito a todo o sistema contrário à vontade de Deus para com os seus filhos).

QUAL É A VONTADE DE D’US?

A vontade de D’us está revelada na Bíblia(Sua Palavra impressa): AS ESCRITURAS DOS PROFETAS(Rm 16.26) ou SANTAS ESCRITURAS(Rm 1.2).

Esse envolvimento com o mundo deu-se quando o Império Romano transformou a IGREJA numa religião.

Falar da IGREJA, torna-se um assunto complexo, pois a maioria dos filhos de D’us têm por conceito ensinado pelo homem que ela é uma construção física e que pode estar localizada em cada rua, cada esquina ou cada praça.


Felizmente, esse conceito está totalmente errado e é contrário à revelação Divina.



Embora muitos PASTORES(ou doutores, mestres, ensinadores, estudiosos, Institutos Teológicos, Academias ou acadêmicos dessa matéria) sejam radicalmente a favor desse conceito, não possuem base bíblica alguma nos seus ensinamentos relacionados à ela(à IGREJA – quanto à significância do termo).


Na realidade estes, infelizmente, são vítimas de Satanás (o inimigo de D’us) que cegou os seus entendimentos para que ela(a IGREJA) não os seja revelada.

“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de D’us; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de D’us, pela manifestação da verdade. Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de D’us. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus.”(2 Co 4.1-5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Em contrapartida, outros admitem que ela(a IGREJA) não é física, porém, não assumem a posição adequada para existir como IGREJA.

Assim, os filhos de D’us que O amam, são impedidos de terem uma experiência pessoal e genuína com Ele. Quando as têm, não percebem.  A existência terrena passa e muitos perecem e perecerão na condenação eterna.

Muitos quando passam por um momento emotivo superficial, atribuem que tocaram em Deus.


Somente tendo a visão e conhecimento do que é a IGREJA e a realidade do que é ser um membro do Corpo de Cristo, poderão perceber o verdadeiro tocar de D’us.


Dus manifesta-se única e exclusivamente na IGREJA e Satanás teme a expressão da unidade do Corpo de Cristo.

Neste estudo das ESCRITURAS(ou Profecias) de D’US, o Apóstolo Tiago em sua Epístola(ou Carta), nos incita a uma excelente expectação quando nos diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”(Tiago 1.5 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Da mesma forma o próprio Yeshua(Jesus)nos convida a transpormos os “Portais Eternos” da SABEDORIA, saciando nossa “sede” do conhecimento de D’us, quando expressa à IGREJA estas Palavras: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.”(Apocalipse 22:17 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

Quanto a se ter conhecimento de D’us, vejamos o que nos diz AS ESCRITURAS através do Apóstolo Paulo:

“Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.(1 Coríntios 15.34 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).

E ainda:


“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.”(2 Coríntios 2.14-17 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP - CPAD).


Portanto a você que é filho de D’US, permaneça em espírito e oração; sempre pedindo luz ao Senhor.

LER Efésios 4.17-32.

E ainda:
v  “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo, e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”(2 Coríntios 10.4-6 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

v  “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas esses que se medem a si mesmos e se comparam consigo mesmos estão sem entendimento.”(2 Coríntios 10.12 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

v  “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”(1 João 5.20 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

 SOBRE A IGREJA

“Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca.”(Provérbios 19.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).


“Eu vou à igreja” – Eis aí, um termo muito utilizado pela grande maioria dos chamados crentes ou não.


Será que a IGREJA é um local ou o lugar onde se entra?

Nas suas Epístolas(ou Cartas), o Apóstolo Paulo deixa claro essa questão.


Na Epístola aos Corintios (1Co 12.12-27 LER), ele fala sobre a unidade orgânica da IGREJA, ou seja, que ela, é VIVA.

Se a IGREJA possui vida, então...

QUEM É A IGREJA?

A IGREJA é a unidade dos filhos de D’us localizada numa cidade.

Essa unidade é expressa em vários termos que o Apóstolo utiliza em suas Epístolas.

Atente aos termos a seguir e suas respectivas interpretações:
  • "A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, ..." (Romanos 1.7 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo direciona a Epístola aos filhos de D’us que estão na cidade de Roma.

Atente à expressão "que estais em Roma” (ou que estão na cidade de Roma).

Ela é uma das chaves para se compreender o que é a IGREJA e onde ela está localizada.
  • "À igreja de D’us que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos..." (1 Corintios 1.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo direciona a Epístola à IGREJA, completando o direcionamento ele menciona  "aos santificados... chamados santos".


Há a ligação do termo IGREJA” com “os santos”, ou seja, os santos são a explicação do termo IGREJA – isto é, trata-se de um mesmo significado do termo.


A IGREJA são os chamados “santos”. Os chamados “santos” é a IGREJA. 

  • "... à igreja de D’us que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia." (2 Corintios 1.1 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Mais uma vez o termo IGREJA associado aos santos.

Paulo direciona a Epístola à IGREJA(“aos santos em Corinto”) e à todos “os santos da Acaia”, ou seja, uma região com várias cidades.
  • "E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia."..."Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou..." (Gálatas 1.2,6 – J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Paulo escreveu às IGREJAS da Galácia.

A Galácia também era uma região com várias cidades.

No versículo “6” o Apóstolo Paulo define quem são as IGREJAS (unidade dos santos em cada cidade da região da Galácia) nas expressões “passásseis” e “vos”.
  • "... aos santos que estão em Éfeso,..." (Efésios 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Aqui, o Apóstolo Paulo não usa o termo IGREJA, mas, à luz das passagens anteriores, percebe-se o sub-entendimento.


O termo "santos que estão em Éfeso" define a unidade dos filhos de D’us numa cidade.
  • "... a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:..." (Filipenses 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Além do que já foi visto, o Apóstolo Paulo acrescenta o termo "com os bispos e diáconos", isto é, os bispos e diáconos fazem parte dos santos, não são uma classe especial e estão no mesmo nível... fazem (ou são) parte da mesma unidade.
  • "Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que se encontram em Colossos:..." Colossenses 1.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

À luz dos versículos anteriores, vê-se a unidade dos filhos de Deus na cidade de Colossos.


Aqui ocorre o acréscimo da palavra “irmãos”.


Isso reforça que “esses santos” não são uma unidade individual, são uma unidade possuidora da mesma vida, pois possuem o mesmo Pai.


A expressão “aos santos e irmãos” ainda revela-nos, que essa unidade é uma família e que possui um relacionamento familiar.

  • “Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,” (Hebreus 2.11 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Vamos à Luz da Palavra(Profecia) de D’us, buscarmos entendimento para quem são de fato ou verdadeiramente os “irmãos”(IGREJA) de Jesus(YESHUA). Vejamos o texto transcrito no Santo Evangelho de Nosso Senhor:

  • “46-E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. 47-E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. 48-Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; 50-porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe.” (Mateus 12.46-50 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Meditando ainda no Santo Evangelho de Nosso Senhor e buscando entendimento no que nos fôra relatado e escrito pelo Dr.(médico) Lucas gentio convertido, único escritor humano de livros da bíblia não-judeu -  percebemos que o escritor foi mais direto e objetivo(entendimento profundo), quanto à passagem(Verdade) retro-transcrita:
  • “Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de D’us e a executam.” (Lucas 8.21 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Ao lermos o texto abaixo transcrito, percebemos de maneira clara a ação direta, e prova da presença do Espírito Santo(Rúach Hákodeshi), nas duas situações, nas vidas do Evangelista Lucas e do Apóstolo João, expressando e revelando-nos a mesma, profunda, única e resplandecente Verdade:
  • “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Entendemos por certo frente a todo o exposto, que “aqueles” e tão somente “estes”, que ouvem a palavra de D’us e a executam” em Lucas 8.21, é o mesmo que “aquele que lê”, “os que ouvem” e “guardam” a Palavra da Profecia do Livro( conf. o Apocalipse 1.3), que escreveu o Apóstolo João.

Vemos que ambos, escreveram a concordância dessa Verdade em tempos(épocas) diferentes, com único significado revelado em Espírito e Verdade.

Algo precioso nos fôra revelado aqui, ou seja: “aqueles que ouvem a Palavra de D’us e a executam”(Lucas 8.21) e o que lê, os que ouvem e guardam Essa Palavra”(Apocalipse 1.3) , são por certo “A IGREJA - os que A vivem e testificam no mundo Dela(da Palavra) e portanto são “os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus”(Mateus 12.50) – e ainda, segundo o que nos afirma o Senhor Jesus(YESHUA), como Verdade,  “este é meu irmão, e irmã, e mãe.”(Mateus 12.50b).

Santos e irmãos não mostram duas categorias de pessoas, porém expressa, que todos os chamados “santos”, são “irmãos”.

"... à igreja dos tessalonicenses, em D’us, o Pai e no Senhor Jesus Cristo." - “...à igreja dos tessalonicenses, em D’us, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo. (1 e 2 Tessalonicenses 1.1 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Esse termo "... à igreja dos tessalonicenses..." é comum nas duas Epístolas(Cartas) do Apóstolo.


É um termo que dá a entender” que a IGREJA pode ser propriedade de alguém.


Porém é incorreta essa interpretação.


Aqui, Paulo está demonstrando que a IGREJA é constituída de Homens – seres humanos(homens e mulheres).


Estes, estão em D’us, no (“em”) - dentro de(o) Senhor Jesus Cristo(no ADHONAI YESHUA HÁ MASHIACH).


A Oração(falar) do Senhor(ADHONAI) que está no Evangelho em João 17.21,23 ajudará a entender melhor e diz o seguinte:
  • "a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste."... "eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim." (J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

A Oração(falar) do Senhor revela um viver mútuo entre Deus, O Senhor Jesus Cristo e todos os que crêem Nele (no Senhor Jesus Cristo).
Neste contexto, fica claro que a IGREJA não é propriedade do homem ou do que se diz fundador dela; e esses nem possuem o direito de reivindicá-la para si. Ela é um organismo vivo tendo como natureza a vida de D’us (não a Deidade) em Jesus Cristo expressada na unidade dos Seus filhos.
Conforme as Epístolas(Cartas) aos Corintios, ela(a IGREJA) é de D’us, ou seja, pertence a D’us: sendo tão somente Sua, propriedade particular.
  • “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.” (1 Coríntios 12.2 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).
  • “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve.” (Malaquias 3.17,18 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Precisamos ainda à Luz da Palavra(Profecia) de D’us, encontrarmos o melhor “foco” de entendimento para as expressões acima, utilizadas pelo Apóstolo Paulo e pelo Profeta Malaquias, pois ambos aqui, pretendem revelar-nos(passar-nos) uma grande Verdade oculta à compreensão de Homens comuns.
Um ponto a observarmos, é que tanto o Apóstolo como o Profeta, possuíam o conhecimento e entendimento das Escrituras dita através do Profeta Isaías.
Esse mesmo Profeta dá-nos o perfeito entendimento das expressões utilizadas tanto por Paulo como quanto, por Malaquias.
Então, o que é ser para D’us “membros particular” e “particular tesouro”, à Luz das Sagradas Escrituras(a Bíblia)?

  • “E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR e um diadema real na mão do teu D’us.” (Isaías 62.3 - J.F.Almeida (RC) Ed.1995/BEP – CPAD).

Sem sombra de questionamento algum, infere-se que a IGREJA é uma unidade viva em cada cidade.
I.        Eis o aspecto local, ou seja, a localização da unidade dos santos:
  • Esse é o aspecto físico da IGREJA.

     II.        O aspecto espiritual está na sua universalidade:

  • É a mesma estrutura local em cada cidade, cada Estado, cada País e de modo geral no Globo Terrestre.
  • A mesma visão, o mesmo Senhor .  (Ao menos, é o que deverá ser no sentido Bíblico dessa Verdade).

A pluralidade da IGREJA consiste da sua localização, ou seja, em cada cidade.
Sua singularidade consiste dela ser uma na Terra.
Completando esse pensamento, os capítulos 2 e 3 do livro do Apocalípse, escrito pelo Apóstolo João numa visão dada pelo Senhor(ADHONAI) Jesus(YESHUA), mostram-nos sete cartas, cada uma, direcionada a uma determinada cidade.
Vejamos à Luz da Palavra(Profecia) de D’us:

*      Primeira Carta:        IGREJA de ÉFESO            – conf. Apocalipse 2.1-7.
*      Segunda Carta:       IGREJA de ESMIRNA       – conf. Apocalipse 2.8-11.
*      Terceira Carta:        IGREJA de PÉRGAMO     – conf. Apocalipse 2.12-17.
*      Quarta Carta:           IGREJA de TIATIRA          – conf. Apocalipse 2.18-29.
*      Quinta Carta:           IGREJA de SARDES         – conf. Apocalipse 3.1-6.
*      Sexta Carta:            IGREJA de FILADÉLFIA – conf. Apocalipse 3.7-13.
*      Sétima Carta:          IGREJA de LAODICÉIA    – conf. Apocalipse 3.14-22.


Até aqui, você teve uma visão da IGREJA como uma unidade dos filhos de D’us numa determinada localidade e que esta unidade possui uma vida comum entre eles.
Agora, você terá uma outra visão da IGREJA que é o complemento da anterior e que está relacionada com o próprio significado etimológico da palavra IGREJA.
( ... ) 

Não deixe de acompanhar a II PARTE desse ESTUDO!

Até lá...


PESQUISADOR: Pr. Valdo Pistório
Bauru/SP – (14) 8173-9982(TIM) – (14) 9127-4643(CLARO) – (14) 9803-9102
Hotmail: vpbauru.sp@hotmail.com Facebook: Valdo PistórioZello: Sala Filhos do Rei Jesus(VOZ MISSIONÁRIA)



ÉL MÉLECH!
Amém!

BARUCH HÁ SHEM!
Bendito seja O Nome!

VOZ MISSIONÁRIA

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Família de DEUS!


A Igreja não deve aceitar os padrões mundanos, deturpados e pecaminosos de formação familiar atual.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel" - (I Timóteo 5.8).

POIS ...

"Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé" - (Hebreus 11.7).

Família é o plano perfeito de Deus. O homem (Adão) é o provedor, o despenseiro, "o dono das sementes", o caçador, o protetor, desde o princípio. Ele busca avidamente um terreno. “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai...” - (Gênesis 1.28).

O homem procura a terra fértil que lhe agrade os olhos. Percorre-a, e "a revolve para prepará-la" para o plantio. Ele quer ter intimidade com sua propriedade e, para isso, busca conhecê-la  e descobrir seus segredos para depositar suas sementes. Isto é ordem de Deus.

Qual é o lavrador que não ama sua terra? Qual é o agricultor que não valoriza a sua "sementeira" e aguarda os dias festivos da colheita?

"Porque o Reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha" - (Mateus 20.1).

A mulher (Eva) é a "terra boa para a sementeira de Adão". Ela é aquela que Deus fez para a glória do marido. Deus a trouxe ao homem para agradá-lo, amá-lo e honrá-lo. Ela é a chocadeira, a dona do ninho, o "receptáculo das sementes". Toda a vaidade universal da Eva é para agradar a Adão e atraí-lo para si mesma. Ela necessita dos frutos cujas "sementes" Adão é o portador.

Deus colocou nela o desejo intenso de ser mãe. A mulher não tem a consciência de que essa busca em agradar ao homem para ser "a escolhida dele", está intimamente ligada à ordem de Deus para a sua vida. Os filhos são o resultado dessa união perfeita: "o semeador e a terra boa". “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” - (Salmos 127.3).


Os filhos são "os troféus do casal". São motivo de glória, honra e orgulho também. Nesse sentido pode-se dizer que os filhos quase levam os pais a pecarem pela vaidade e idolatria, tal é o prazer que estes têm pelos seus filhos. “E disse Sara: Deus me deu motivo de riso” - (Gênesis 21.6).


Assim fica o homem em sua vida familiar, aguardando pacientemente o dia da  "glorificação". E isso pode ser tanto no dia do nascimento de um filho, como numa simples apresentação do teatrinho da escola ou no dia da formatura, quando ele vai olhar para os lados, procurando algum outro olhar, não importa de quem, qualquer olhar serve, para acenar com os seus olhos em direção ao "seu fruto" e dizer, buscando sua própria glória e cheio de orgulho: - Esse é o meu filho”!


Na família há uma troca. "Todos dão e todos recebem". Cada um faz sua parte e todos têm o seu papel definido e totalmente necessário no contexto familiar. Há uma interdependência vital entre as partes para que o todo seja perfeito.

"E ele disse-lhes: Por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" - (Mateus 13.52).

Adão quer buscar, "escolher sua varoa", sua "terra boa e escolhida para semear". Eva quer agradar, ser caçada, desejada e escolhida pelo varão. Os dois juntos desejam  frutificar, multiplicar-se para obedecer a Deus.

Os filhos precisam dos cuidados dos pais para crescerem felizes e independentes. Eles alegram os pais.


Os pais ao verem "seus traços, sua personalidade, suas tendências" repetidas nos filhos, alegram-se com o sentimento de eternidade e continuidade da vida. E alguns só conseguem se realizar em muitos de seus projetos através dos feitos dos filhos, quando os mesmos realizam o que eles sonharam fazer e não o  conseguiram.

Nós, como Igreja do Senhor, não devemos aceitar os padrões mundanos, deturpados e pecaminosos de formação familiar da atualidade. O que se vê hoje não é normal e não precisamos fingir que aceitamos e que está tudo bem. Porque não está no nosso manual de conduta, que é a Bíblia Sagrada.

"Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?" - (Mateus 10.25).


A PALAVRA de DEUS não se moderniza nunca. Nosso Senhor é fiel aos seus padrões morais. E o que Deus falou tá falado!

"Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa" - (Lucas 12.39).

Família de Deus, Família Forte!

"... e em ti serão benditas todas as famílias da terra" - (Gênesis 12.3b).

LOUVADO SEJA DEUS.
A PAZ DO SENHOR JESUS!

VOZ MISSIONÁRIA!

sábado, 20 de abril de 2013

O Apóstolo Paulo e a TORÁH - (Parte II) Última Parte

INTRODUÇÃO:

Este breve estudo é continuação da PARTE anterior em que discorremos sobre alguns versículos PAULINOS que necessitavam de explicação quanto a questão da "LEI" - TORÁH. Recebi muitas solicitações de leitores e alunos para que explicasse outros versículos que são considerados por muitos intérpretes da Bíblia como sendo contrários à "TORÁH" e a seus PRINCÍPIOS. Se você leitor está lendo esta matéria sem ter consultado a anterior (Paulo e a Toráh), aconselho que você leia pelo menos a introdução desta. 

"Os profetas e a lei profetizaram até João" - (Mateus 11.13) 


Este texto apesar de não ser de PAULO, infelizmente é mal interpretado por alguns supondo que a "TORÁH" só teve duração até JOÃO BATISTA. A pergunta que se deve fazer ao ler este texto é: 

Profetizaram o quê? 


Todos os "PROFETAS" e a "TORÁH" profetizaram o MESSIAS - JESUS. Pela tradição judaica o  "PROFETA ELIAS" viria para ANUNCIAR o "MESSIAS", encerrando as profecias concernentes à sua manifestação. Tanto é assim que pelo contexto (v.14) diz: "E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir". Sim, esta é a profecia que se encerra com "JOÃO". As PROFECIAS MESSIÂNICAS. 


A interpretação errada deste texto está em afirmar que a  e os "NEVIIM" deixaram seu valor em "JOÃO". Esta é uma interpretação tendenciosa e sem sentido.

Para piorar a situação a VERSÃO ALMEIDA REVISTA e ATUALIZADA, edição largamente utilizada entre evangélicos e cristãos no Brasil, em Lucas traz uma tradução diferente do original: “A Lei e os Profetas vigoraram até João...” (Lucas 16.16 – ARA). Mais, uma vez uma demonstração clara da tendenciosidade de algumas traduções cristãs em relação à "LEI".

Vejamos como está no ORIGINAL grego: "o nomoV kai oi profhtai ewV Iwannou" (Ró nómos kai ori profetai eôs Iôannú). Simplesmente não existe a palavra “VIGORARAM”, no ORIGINAL a TRADUÇÃO LITERAL deveria ser: “A Lei e os Profetas até João”. Simplesmente O TRADUTOR inseriu sua "TEOLOGIA ANTINOMINISTA" (contra a lei) em sua versão, subtendendo que a "TORÁH" e os "PROFETAS" tiveram VALIDADE até "JOÃO BATISTA", o que sem dúvida é um erro, conforme vimos nos comentários iniciais.


"Pois quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei (...) Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade" - (Hb 7.12 e 18) 


Em que aspecto houve mudança de lei? Se observarmos com cuidado o contexto perceberemos que o autor trata da substituição (de certa forma) da lei do sacerdócio levítico por um sacerdócio superior conforme o Sl 110.4 que é citado no versículo 17 que diz: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". Claro se o sacerdócio de Melquisedeque é declarado eterno (para sempre) o sacerdócio levítico é inferior àquele. Por isso diz ainda o versículo 14: "pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes". e ainda v.15: "quanto à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote..."

Quem é este sacerdote? "YESHUA". 


Yeshua não podia exercer sacerdócio segundo a carne, pois era da tribo de Judá, ofício restrito (na terra) aos da tribo de Levi. Mas, ele exerce superior sacerdócio junto ao pai segundo a ordem de Melquisedeque. Pois o sacerdó de "YESHUA" não é: "...segundo a regra de uma prescrição carnal, mas de acordo com o poder de uma vida imperecível" - (v.16 - Verão da Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas). 


O que quer dizer este texto? Que a lei é carnal? Que os mandamentos são carnais? Obviamente que não, pois como disse PAULO: "Porque sabemos que a lei é espiritual..." (Rm 7.14). Na verdade o texto se refere a linhagem de sacerdotes segundo a carne, o sacerdócio levítico. A prescrição da "TORÁH" que estabelece o sacerdócio terreno, ou seja, os da Casa de Levi. 


A Bíblia de Jerusalém comenta que esta regra "carnal" é: "Aquela que reserva o sacerdócio de Levi exclusivamente à sua descendência carnal". Neste aspecto podemos concluir que não foi a "TORÁH" que foi suplantada, mas "uma LEI da TORÁH", a LEI do SACERDÓCIO LEVÍTICO, deu lugar ao SACERDÓCIO SUPERIOR, o de "YESHUA HÁ MASHIÁCH. Mesmo assim, observe que O PRINCÍPIO DE MEDIAÇÃO através de um sacerdote foi mantido. Este princípio está na "TORÁH", a necessidade de um mediador é UM PRINCÍPIO ETERNO


Percebemos então que "YESHUA" é um SUMO SACERDOTE, cujo serviço é prefigurado no ministério do sacerdote MELQUISEDEQUE, soberano e acima do sacerdócio levítico. Sendo assim, a "LEI da TORÁH" que dizia que só os sacerdotes levitas podiam se achegar em intercessão a D'US(Deus), foi suplantada por um sacerdócio celestial e superior. Por isso ainda diz: "Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus (...) Porque a Torá constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a Palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre" - (Hb 7.26 e 28). A "PALAVRA do JURAMENTO" se refere à PROMESSA que o ETERNO fez no Salmo 110.4: "O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque", este juramento perpetua o sacerdócio de "YESHUA". 


O texto em nenhum momento faz referência a mudança da "TORÁH" por outra "Toráh". Mas, na mudança de uma lei, a do sacerdócio levítico. 


NOTA:

MELQUISEDEQUE foi o misterioso Sacerdote-Rei de SALÉM (Gn 14.18-20 ler) que abênçoa ABRÃO(posteriormente chamado de ABRAÃO). Uma doutrina judaica do Século I, era que MELQUISEDEQUE foi uma prefiguração do MASHIÁCH - MESSIAS.

SALÉM era o antigo nome de "YERUSHALAIM" - JERUSALÉM, cuja raiz vem de "SHALOM" - PAZ, e MELQUISEDEQUE vem do hebraico: "MALKI-TSEDEK" que pode ser traduzido como: REI da JUSTIÇA. 


"Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda (...) Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer" - (Hebreus 8.7 e 13). 


Sem dúvida busca-se uma "NOVA ALIANÇA", foi o próprio Profeta JEREMIAS quem a profetizou, por isso o autor de Hebreus cita-o nos versículos de 7 à 11. A PRIMEIRA ALIANÇA "era imperfeita por causa do endurecimento do coração do homem". Um coração que não queria andar voluntariamente nos mandamentos do SENHOR. Por isso procurou-se "A NOVA ALIANÇA" - vs..13.


"Quando ele diz NOVA, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer". Sem dúvida! Está PRESTE, mas ainda não desapareceu. O fato de uma ALIANÇA ser antiga, não quer dizer que ELA tenha desaparecido. Obviamente A NOVA ALIANÇA não se cumpriu plenamente, quando isto se cumprir A ANTIGA ALIANÇA será plenamente suplantada dando lugar à ETERNIDADE. 


A idéia "DISPENSACIONALISTA" de que uma ALIANÇA anula a anterior é vaga, todas as ALIANÇAS estão de pé, obviamente que os acréscimos trazidos por uma ÚLTIMA ALIANÇA são SUPERIORES aos dos "pactos" ANTERIORES, mas isto não quer dizer necessariamente "abolição". 


O problema está em desassociar a "TORÁH" - LEI da ALIANÇA. A imagem que um cristão geralmente tem é que A NOVA ALIANÇA é um "PACTO de GRAÇA" enquanto "A Primeira ALIANÇA é de LEI".

Esta idéia é imprecisa, pois quando A NOVA ALIANÇA foi prometida pelo ETERNO através do Profeta JEREMIAS (citado pelo próprio autor de Hebreus), ele disse: "(...) firmarei Nova Aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá (...) porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Na sua mente imprimirei AS MINHAS LEIS, também sobre o seu coração as inscreverei (insculpindo, entalhando)..." - (Jr 31.31-34 e Hb 8.8,10).

A NOVA ALIANÇA não é uma "ALIANÇA sem LEI" (anti-nominiana).

Então O QUE MUDA? Ou em que aspecto A NOVA ALIANÇA é melhor que a primeira?

Ela é melhor e diferente porque a "TORÁH" agora MUDA de POSIÇÃO!

Antes, ela estava em tábuas de pedras, a pedra é um REFLEXO do CORAÇÃO endurecido do homem. Mas, graças ao sangue da NOVA ALIANÇA, hoje esta "TORÁH" está IMPRESSA no CORAÇÃO de todo AQUELE QUE É FIEL a "YESHUA HÁ MASHIÁCH", corações REGENERADOS estão condicionados a receberem os PRECEITOS ETERNOS. 


"Porque a lei do Espírito da vida, no Messias Yeshua, te livrou da lei do pecado e da morte" - (Rm 8.2).

Lendo esse texto SEM MEDITAR, podemos ser levados a acreditar que existem duas "LEIS". Uma LEI que é do ESPÍRITO no MESSIAS - MASHIÁCH e outra - a LEI do PECADO e da MORTE. 


Na verdade PAULO não está fazendo referência a uma LEI do PECADO (judaica) e outra LEI ESPIRITUAL (de Cristo). Quando se diz "LEI", neste caso, faz-se referência, "À TORÁH do MESSIAS", que não é outra se não a mesma que foi dada a MOISÉS no MONTE SINAI, mas em NOVAS CONDIÇÕES.


Vejamos o contexto: "Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez D'us enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou D'us, na carne, o pecado, a fim de que a ordenança da Torá se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" - (Rm 8.3 e 4). 


A expressão usada no versículo 3 "IMPOSSÍVEL", é a palavra grega "ADYNATON" [adunaton]. Ela é formada pela preposição negativa "a" e pela raiz "DINÂMIS" (poder). Na verdade esta palavra significa precisamente: "SEM PODER". Com esta informação vamos analisar o versículo com mais atenção. 


A "TORÁH" tem poder quando aplicada de forma correta. Mas, torna-se ineficaz quando praticada por um coração incircunciso, não regenerado.

O texto ainda diz que a "TORÁH" estava "ENFERMA" por causa da carne ou da carnalidade do homem. Observe, que o problema não é a LEI, mas o homem escravo do pecado e sua frustrada tentativa de se tornar justo através de seu esforço em cumprir a "LEI". Nesta tentativa carnal de ser obediente aos preceitos de D'US(Deus), a "TORÁH" ao invés de ser um instrumento de vida para o homem, torna-se para este indivíduo não restaurado, UM INSTRUMENTO de "pecado" e de "morte", o que é UM DESRESPEITO aos estatutos e mandamentos do ETERNO. Por isto ela (a TORÁH) estava "SEM PODER". 


Então QUAL FOI A SOLUÇÃO DE D'US(Deus), para este problema da obediência carnal?

Diz ainda: "enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou D'us, na carne, o pecado...".

Perfeita a OBRA de D'US(Deus)! Já que o problema do homem em cumprir os mandamentos de D'US era a carne, então D'US envia SEU FILHO como o homem, semelhante ao pecador, para DESTRUIR O PECADO que tanto impedia o homem de cumprir os mandamentos de D'US.

D'US fez tudo isso PARA QUÊ? 


"A fim de que o ESTATUTO DA LEI se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" - (v.4).

Agora, libertos do pecado pelo SACRIFÍCIO do MESSIAS o ESTATUTO da "TORÁH" se cumpre no indivíduo.

Antes cumpríamos a "TORÁH", mas agora, ELA se cumpre em nós. Sendo assim, agora, a "TORÁH" volta ao seu propósito original: SER UMA "TORÁH DO ESPÍRITO DA VIDA" e não MAIS UMA "TORÁH DO PECADO E DA MORTE" - (v.2). 


Este dualismo "TORÁH VIDA" x "TORÁH MORTE", é comum na tradição judaica conforme o "TALMUD": “Rabi Iehoshua ben Levi disse: Qual é o significado do versículo? E esta é a Torá que Moshê colocou perante os Filhos de Israel [Deuteronômio 4:44]? Isso significa que se uma pessoa é meritória [merecer], ela [a Torá] será para a mesma um elixir que concede vida; mas se não, ela [a Torá] se tornará um veneno mortal. Isso é o que Rabá quis dizer quando ele disse: se ele usá-la de modo direito, ela [a Torá] é uma medicina de vida para ele, mas se alguém não usá-la de modo direito, ela é um veneno mortal” - (Yomá 72b). 


"Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las" - (Gl 3.10).


O APÓSTOLO PAULO constantemente faz uso das expressões "OBRAS DA LEI" e "SOB A LEI". 

O intérprete deve tomar cuidado com estas expressões. De forma alguma PAULO pode estar dizendo que a prática de "TORÁH" - LEI, traz maldição e tão pouco que a "TORÁH é maldita", obviamente. Pois, o mesmo PAULO diz que a "TORÁH é santa, justa e boa" - (Rm 7.12). Na verdade, este texto é uma exortação direta de Paulo ao legalismo. 


MAS, o que é "LEGALISMO"?

LEGALISMO é a prática da "TORÁH" com fins de justificação (salvação), sem fazer uso da fé no MESSIAS - MASHIÁCH e em sua obra no madeiro(cruz), o que é um erro. A "TORÁH" nunca foi dada para salvar o pecador ela tem a função de PRESERVAR o salvo no MESSIAS - MASHIÁCH. Como não existia a expressão "LEGALISMO" em grego, O APÓSTOLO PAULO usa a expressão "sob a lei" e "obras da lei" como sinônimos da prática legal a fim de se alcançar salvação.

Citarei um famoso hermeneuta cristão: "Os argumentos de Paulo em Gálatas não eram contra a lei, mas contra o legalismo - essa perversão que diz que a salvação pode ser obtida mediante a observância da lei...O legalismo nada mais era do que a tentativa de ganhar a salvação mediante a guarda da lei" - (Virkler, Henry A. - Hermenêutica Avançada - Editora Vida - Pg. 109 - 1998 - 5º Impressão). 


Uma pessoa que tenta justificar - se unicamente pela PRÁTICA da "TORÁH", estará sob maldição. Por quê? Ao tentar se justificar pelas "OBRAS da TORÁH" esta pessoa:

  • Primeiro: Nega a OBRA do MESSIAS - MASHIÁCH, pois ao confiar em si mesma para justificação, NEGA-SE a OBRA do madeiro(cruz). 

  • Segundo: Teria que praticar toda a "LEI" de forma correta, pois automaticamente ao QUEBRAR um MANDAMENTO, estaria sendo passível ao recebimento das maldições descritas na "TORÁH" aos que não cumprem seus mandamentos. A não prática da "TORÁH" induz à maldição. Por isso PAULO continua: "... é evidente que, pela Torá, ninguém é justificado diante de D'us, porque o justo viverá pela fé [fidelidade]" - (v.11).
"O Messias nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro" - (Gl 3.13).


SIM, louvado seja o ETERNO por isto! Pois, não estamos mais passíveis à maldição. Pois, "não confiamos em nosso esforço humano para sermos justificados". Antes, confiamos na maravilhosa OBRA de "YESHUA" e na capacitação que o "ESPÍRITO de D'US" nos dá de sermos justos (ver comentário acima sobre Romanos 8.2). Nossa justiça vem pela firme fidelidade à OBRA que "YESHSUArealizou por nós. Obviamente, depois que fomos alcançados por sua obra salvadora, recorremos a vida justa, não porque simplesmente queremos vivê-la, mas porque ela brota naturalmente de nossas vidas, pois temos uma "TORÁH VIVA" em nossos corações que nos leva a uma vida justa (Jr 31.31 e seg). Não praticamos a "TORÁH" para sermos salvos, mas porque JÁ SOMOS salvos. 


"YESHUA" levou as maldições da "TORÁH", o apedrejamento, o enforcamento, os açoites, no madeiro
afim de que sejamos obedientes, não por ameaças, mas por amarmos profundamente o ETERNO, dedicando nossas vidas à SUA maravilhosa OBRA.

Concluímos com tudo isto, que é necessária uma revisão cautelosa dos conceitos teológicos que são adotados hoje pelo cristão. E também pelo judeu que afirma que O APÓSTOLO PAULO era contra a "TORÁH". Vai minha crítica também ao dogmatismo dispensacionalista(*), que insiste em DIVIDIR a BÍBLIA em duas principais dispensações (digo duas, pois comumente é aceito que existem 7 dispensações bíblicas), a "DISPENSAÇÃO da LEI" (mosaica) e a "DISPENSAÇÃO da GRAÇA". Estes conceitos são aceitos hoje como quase canônicos, mas em nenhum momento PAULO ou OS APÓSTOLOS se preocuparam em DIVIDIR as ESCRITURAS desta forma. Obviamente, porque esta divisão nunca existiu na ERA APOSTÓLICA (Século I ou Primeiro Século).


(*) O dispensacionalismo: Escola teológica que insiste dividir as escrituras em múltiplas dispensações, ou períodos, onde D'US agia de forma diferente. Destacam-se J.N. Darby 1830, Scholtfield, Charles Ryrie, Stanley Horton, Dwint Pentecost, e outros. Donde surgiu a idéia de sete dispensações: Inocência, Consciência, Governo Humano, Monarquia, Lei, Graça e Milênio. A Bíblia nunca se dividiu desta forma. A Bíblia descreve "ALIANÇAS ou PACTOS". Mesmo assim, um "pacto" nunca aboliu o outro, por isso PAULO disse que "os gentios no Messias foram aproximados" das ALIANÇAS: “naquele tempo, estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos às ALIANÇAS DAS PROMESSAS (...) Mas, agora no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue do Messias”. - (Ef. 2.12 e 13). 

"Anulamos a Torá pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a Torá" - (Romanos 3.31).


NOTA: Alguns textos analisados, para alguns, não são de autoria Paulina. Hebreus por exemplo pelo ponto de vista pessoal do autor desta matéria foi escrito pelo Apóstolo Paulo.                            
SHALOM ADHONAI YESHUA ÉLOHIM HÁ MASHIÁCH!
BARÚCH HÁ SHEM!

VOZ MISSIONÁRIA

***Fonte de Pesquisa
     - Igor M. 
     - Bíblia de Estudos Pentecostal.
     - Comentário Bíblico do Novo Testamento.
     - Comentário Bíblico Judaico.
     - Virkler, Henry A. - Hermenêutica Avançada - Editora Vida - Pg. 109 - 1998 - 5º Impressão.